“Onde quer que se encontrem duas ou três pessoas reunidas em meu nome, eu com elas estarei”.
Jesus (Mateus, 18:20)

O que é o Evangelho no Lar?

Trata-se do estudo do Evangelho de Jesus em reunião familiar, realizado no ambiente doméstico.

Objetivos:

  • Desenvolver em todos lares, o hábito salutar das Reuniões Evangélicas, para que desperte e acentue o sentimento de fraternidade que deve existir em cada um de nós.
  • Higienizar o lar através da paz e compreensão que o Evangelho no Lar oferece, unindo mais os componentes familiares, proporcionando-lhes uma vivência mais tranqüila, elevando o padrão vibratório dos  pensamentos e sentimentos.
  • Facilitar, no lar e fora dele, o amparo necessário para enfrentar as dificuldades materiais e espirituais, mantendo, operantes, os princípios “Orai e Vigiai”.

Nota de esclarecimento:

A elaboração deste material foi baseada na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

De acordo com os objetivos do Evangelho no Lar, ressaltamos que a sua abrangência é universal e pertence a Jesus, portanto, recomendamos sua prática em todos os lares, pois esta atividade não é exclusiva do Espiritismo.

Se na família existir diversidades de segmentos religiosos, não adeptos ao Espiritismo Cristão, seguir o mesmo roteiro utilizando a Bíblia e textos com essências educativas de forma neutra a qualquer religiosidade presente, podendo suspender a água, se achar conveniente.

Orientações:

  • No Evangelho no Lar não devem ocorrer manifestações mediúnicas. A sua finalidade básica é o estudo do Evangelho de Jesus, para o aprendizado Cristão, a fim de que seus participantes melhor se conduzam na jornada terrena. Os casos de mediunidade indisciplinada devem ser encaminhados a uma sociedade espírita idônea.
  • Evite suspender a prática do Evangelho no Lar em virtude de visitas inesperadas, telefonemas sem urgência, recados inoportunos, passeios ou festividades de qualquer ordem. No caso das visitas inesperadas, esclarecer o assunto convidando o visitante a participar e em caso de recusa solicitar que aguarde o término da reunião em outro local da residência. Procure escolher um dia e horário, onde a possibilidade de interrupções ou de convites para passeios seja bem pequena.
  • Evite ligar rádio ou televisão próximo ou após a hora da realização do Evangelho, bem como a leitura de jornais ou obras sem caráter edificante, assim como saídas à rua, para que se mantenha um ambiente vibratório de paz e tranqüilidade dentro do Lar.
  • Havendo mais de uma pessoa em casa na hora do Evangelho, antes de iniciar a reunião distribuir as tarefas, ou seja, um faz a prece, outros fazem as leituras, todos comentam, outro ainda faz as vibrações (doar em oração) e outro profere a prece final.
  • Se for uma só pessoa, ela deve fazer tudo sozinha em tom de voz audível (prece inicial, leitura do Evangelho, leitura complementar, comentários, vibrações e prece final).
  • Caso não possa estar presente no dia e hora escolhidos, onde estiver procure um local reservado e faça uma prece, mas sempre obedecendo ao horário.
  • A luminosidade do recinto pode permanecer normal, sem a necessidade de apagar a luz principal do ambiente.
  • Caso haja interesse em colocar música na reunião do Evangelho no Lar, dar preferência àquelas de estilo suave e clássico, mantendo um volume baixo.

Presença de Crianças no Evangelho:

  • O Evangelho no Lar com a presença de crianças pode ser feito dentro do padrão normal, no tocante ao método e à disciplina, porém enriquecido com literaturas infantis, proporcionando-lhes campo de total liberdade para a conversação e perguntas.
  • As vibrações devem ser simples, adaptadas às necessidades de cada lar. É importante dividir as tarefas, desde o início ao final, deixando para a criança oportunidade de fazer, pelo menos, um item do Roteiro. Elas podem e devem colaborar ativamente, segundo a sua capacidade, quer nas preces, leituras ou comentários.
  • Adequar o tempo da reunião de forma em que as crianças não demonstrem inquietações, irritações ou fadiga.

Procedimentos:

  • Escolher uma hora e um dia da semana em que seja possível a presença de todos os componentes da família, ou da maior parte deles. Seguir rigorosamente esse dia e essa hora da reunião, para facilitar a assistência espiritual, respeitando a pontualidade.
  • A duração da reunião deverá ser de, aproximadamente, trinta minutos.
  • A prece inicial, leitura do Evangelho, leitura complementar, comentários, vibrações e prece final, devem ser realizadas em tom de voz audível e calmamente para que todos os presentes possam entender e comentar.
  • Anotar em uma agenda quem realizou cada tarefa, o que foi lido e quais as sensações sentidas.

 

Roteiro:

Água Fluidificada

Minutos antes do início da reunião, separar uma jarra com água e cobri-la. No início da reunião, descobrir a jarra.

Se a família esquecer de colocar a água para fluidificar, isto não deverá ser motivo para contrariedades, achando que não receberá o benefício através da mesma. Toda ajuda do Alto é concedida desde o início do Evangelho, através dos passes espirituais e na hora das vibrações.

 

Prece inicial

Iniciar a reunião com uma prece simples e espontânea, proferida por um dos participantes, onde os sentimentos tenham mais valor que as palavras, sendo assim, não se preocupar em decorar

uma prece “longa e bonita”. A prece, além de ligar o ser humano à espiritualidade, traduz respeito pelo momento de estudo a realizar-se.

Leitura do Evangelho

Fazer a leitura de um item do Evangelho Segundo o Espiritismo, em forma seqüencial, começando da introdução, lendo um pequeno trecho em cada reunião.

Leitura de um texto complementar doutrinário

Fazer a leitura de um texto complementar doutrinário pertinente a um livro de Mensagens, em forma seqüencial ou abrindo ao acaso, lendo uma ou mais mensagens em cada reunião.

Comentários sobre os textos lidos

Fazer comentários breves sobre os textos lidos, buscando sempre a essência dos ensinamentos de Jesus, para a sua aplicação na vida diária.

Evitar comparações ou comentários que desmereçam pessoas ou religiões. No Evangelho busca-se a aquisição de valores maiores, tais como a benevolência e a caridade, a compreensão e a humildade, não cabendo, dessa forma, qualquer conversação menos edificante.

Vibrações

Vibrar é doar e todos possuem algo de bom a oferecer em favor do próximo. Destacar um membro da reunião para dirigir estas vibrações e os demais acompanharão com o pensamento, procurando doar amor, paz, saúde e equilíbrio. Vide modelo de vibração neste procedimento.

Prece de Encerramento

Encerrar a reunião com uma prece simples e espontânea, proferida por um dos participantes, onde os sentimentos tenham mais valor que as palavras, agradecendo as bênçãos recebidas na reunião do Evangelho no Lar.

Distribuição da água fluidificada

Distribuir a água à todos os presentes. Se sobrar, colocar no filtro ou em garrafas de água comum.

Após o término da reunião

É importante que a paz seja conservada também após o término da reunião. A conversação no lar, após o Evangelho, deve ser edificante, iluminada pelo amor e pela prática da compreensão mútua, para que o objetivo da reunião seja alcançado.

Modelo de Vibração:

Vamos neste momento vibrar. E vibrar significa doar em oração.
Vamos libertando dos nossos corações, os sentimentos mais puros de saúde, paz, perdão, tranquilidade e harmonia.
Vamos vibrando por todas as moradas do Pai, pelo nosso planeta terra e em especial pelo Brasil.
Vamos suplicando a Jesus que seu Manto Iluminado recaia sobre nossa família e vamos visualizando a Luz Divina entrando em nossa casa, em cada cômodo e assim se transformando em uma couraça luminosa de proteção em torno do nosso lar.
Vamos vibrando pela nossa família, pelos nossos filhos, por nosso marido ou nossa esposa, pelo pão da nossa mesa e para que a paz esteja presente em nossa casa.
Vamos vibrando pelos nossos amigos, pedindo a Deus que derrame sobre eles bálsamos de amor e paz.
Vamos vibrando pela implantação do Evangelho em todos os lares, pelos Espíritos de Luz presentes e também pelo Mentor da nossa família.
E agora, com a permissão de Jesus, vamos vibrando por nós mesmos, equilíbrio, saúde, força e coragem.
Encerrando, vamos deixando uma vibração de luz e fraternidade em aberto para que os nossos Benfeitores Espirituais, possam levá-la às pessoas ou locais que julgarem mais necessitados.

Nota: havendo necessidade ou caso de enfermidade, fazer vibrações específicas às pessoas, pedindo a Jesus por elas, envolvendo-as em vibrações de saúde e sustentação.
Segue um exemplo desta vibração: nunca pedir vibração em especial, pois todos os casos são especiais.
Vamos vibrando pelo Sr(a). _________ que Deus lhe derrame bálsamos de amor, paz, saúde e equilíbrio.

Referências Bibliográficas:

Evangelho no Lar “À luz do espiritismo” – Maria T. Compri – Edições FEESP

 

Livros recomendados para os textos evangélicos:

O Evangelho Segundo o Espiritismo – Allan Kardec
A Biblia de Jerusalém – Edições Paulinas

 

Livros recomendados para os textos complementares:

  • Obras para adultos:

Psicografadas por Francisco Cândido Xavier:

Caminho, Verdade e Viva Emmanuel

Fonte Viva  – Emmanuel

Pão Nosso – Emmanuel

Vinha de Luz – Emmanuel

Alvorada Cristã – Néio Lúcio

Jesus no Lar – Néio Lúcio

Sinal Verde – André Luis

Psicografadas por Gilvanize Balbino Pereira

Esperança Viva Ferdinando

Cânticos de Luz Ferdinando, Marcos e Raquel

Jardim do Acalento Sergio e Luiz

 

  • Obras para as crianças:

Psicografadas por Francisco Cândido Xavier:

A Vida Fala Capítulo V, itens I, II, III Néio Lúcio

Cartilha do Bem Meimei

Pai Nosso Meimei

Alvorada Cristã Néio Lúcio

Jesus no Lar Néio Lúcio

Os Filhos do Grande Rei Espírito de Veneranda

 

Controle desta Edição:

Material desenvolvido por: Núcleo Espírita “Lar de Henrique” – Área Assistencial
Elaborado em: 1998 – Revisado em: 10/07/2000 – Edição: 1.1

 

Extraído do site:

http://www.lardehenrique.com.br